BLOG

GANHA QUEM SE IMPORTA

Who cares wins (Ganha quem se importa) foi o relatório publicado em 2004, dentro do programa UN Global Compact (Pacto Global), convocação da ONU às organizações para alinharem suas estratégias e operações aos Princípios dos direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, buscando métodos de enfrentamento dos desafios globais.

O Pacto Global deriva das quatro declarações e convenções das Nações Unidas: Declaração Universal dos Direitos Humanos; Declaração da Organização Internacional do Trabalho; Declaração do RJ sobre Ambiente e Desenvolvimento e Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.

Existe, assim, um esforço da ONU para orientar, e compensar, praticas empresariais que tornem o planeta mais sustentável. Princípios gerais voltados aos Propósitos empresariais.

Das empresas espera-se que assumam o papel de liderança na implementação de políticas de preservação do meio ambiente, políticas sociais e de governança corporativa. Tudo de forma mensurável e transparente.

Obter Bons Resultados continua a ser o maior objetivo e desafio de qualquer negócio. Bons resultados, nestes tempos de adaptação e mudanças, é a somatória do resultado econômico às ações de ESG.

Foi com este o objetivo que se deu o evento “EESG 24 – O impacto das práticas de EESG na Reputação Corporativa”, realizado no Hotel Terras Altas em 27 de maio, com a presença de mais de 200 empresários e técnicos da indústria, do comercio, do agro, do terceiro setor e da administração pública.

O programa foi dividido em três grupos de impactos na vida corporativa: conceitos, certificações e práticas; perspectivas e práticas nos conselhos corporativos; e o papel social na gestão e da cultura.

Ao longo dos próximos textos todos terão a oportunidade de conferir a excelência das apresentações e ponderações dos speakers e dos coordenadores das mesas.

Com a recepção e boas vindas do Prefeito de Itapecerica da Serra, Dr. Francisco Tadao Nakano, a programação técnica foi aberta pela apresentação do Vice-Presidente da Republica, Dr. Geraldo Alckimin, que enfatizou a importância do debate sobre o tema e a necessidade de se caminhar na direção de ações concretas que visem garantir a sustentabilidade do planeta. O evento recebeu também, em seu inicio complementando a abertura, as excelentes palestras do empresário português António Saraiva, que trouxe a visão da EU – União Europeia  e do Secretário  Executivo de Mudanças Climáticas do Município de São Paulo, Dr. José Renato Nalini. A abordagem sobre o contexto dos EUA foi trazida pelo Prof Helio Fred Garcia, da Universidade de NY, especialista em Reputação Corporativa.

Nota-se que foi acrescido um “E” à sigla ESG. No entender da curadoria deste evento, ideia partilhada pela maioria dos palestrantes, este  “E” é de Econômico. Poderia ser de “Ético” também, mas o que se pretendeu foi incorporar as práticas que levam aos bons resultados econômicos dos negócios às demais práticas de preservação do meio ambiente, às ações sociais e de governança corporativa.

Na realidade trata-se de um TODO que deve ser incorporado ao dia a dia das corporações, sem meios termos, declarações de intensões ou meras ações de marketing.

*** Latif Abrão Jr. é empresário, proprietário do Terras Altas Resort & Convention Center e Diretor-Presidente da Revista Mercado A

Compartilhar

×